Rio Meia Ponte

Essa concentração é ainda maior no trecho da bacia que vai das nascentes do Rio Meia Ponte até a captação para o abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia, esse trecho representa uma área de 1.613,49 km², ou 0,4% da área do Estado, e é responsável por atender aos múltiplos usos existentes (irrigações, indústrias, lazer, entre outros), além de garantir água para aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Foto1

11 Municípios estão inseridos total ou parcialmente na bacia. São eles: Brazabrantes, Campo Limpo de Goiás, Damolândia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itauçú, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás e Santo Antônio de Goiás. Destes, somente Campo Limpo e Goiânia não têm a sede municipal totalmente inserida na bacia.

Foto2

Aproximadamente 94% da vazão disponível no ponto de captação da SANEAGO já está alocada para os usos, sendo que, somente para atender ao abastecimento público são captados aproximadamente 2,3 m³/s (metros cúbicos por segundo), que representa 80% da vazão outorgável nesse trecho da bacia.