Bombeiros de Goiás que ajudaram nas buscas em Brumadinho recebem homenagem

Na manhã desta terça-feira (05/02), os seis militares e os seis cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás que trabalharam nas buscas das vítimas do acidente na barragem da mina Córrego Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, foram recepcionados e homenageados pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A barragem se rompeu na tarde de sexta-feira (25/01). A solenidade aconteceu no pátio do 1º Batalhão do Bombeiro Militar, em Goiânia e contou com a participação da secretária do Meio Ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis e outras autoridades.

Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, contou que foi acionado pelo governador Caiado perguntando como poderia ajudar nossos irmãos goianos. De imediato, os militares foram acionados e viajaram para Minas Gerais. “A equipe goiana fez um excelente trabalho que orgulha não só o corpo de bombeiros, orgulha o Estado de Goiás. Parabenizo todos os militares e os familiares que ficaram com o coração apertado vendo eles participarem do momento difícil da vida dos brasileiros.” comentou o secretário.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Dewislon Adelino Mateus, agradeceu a secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, que de forma inteligente tem conduzido a pasta. “Estamos a frente com as ações, buscando inspeções nas barragens. Pode ter certeza secretária, que estamos juntos nessa missão”, disse o comandante. Por fim, parabenizou a tropa que chamou de guerreira, formada por pessoas que querem fazer o melhor pela população.

solenidade foi encerrada, com o governador Ronaldo Caiado agradecendo e reconhecendo o trabalho dos militares goianos. “Minhas palavras são de solidariedade. Como governador, me sinto honrado e orgulhoso de mostrar o quanto o Estado pode fazer em benefício das pessoas. Vamos continuar o trabalho ajudando nossa secretária do Meio Ambiente, identificando barragens e fazendo um trabalho técnico e qualificado; dando segurança e tranquilidade ao povo goiano,” frisou Caiado.

Os bombeiros foram enviados no sábado (26/01) por determinação do governador Ronaldo Caiado para dar apoio ao resgate em Brumadinho, ficando no local por 8 dias.

Os seis bombeiros militares de Goiás que formaram a equipe são especialistas no atendimento de ocorrências com vítimas desorientadas ou desaparecidas em matas, escombros, deslizamentos ou na água. Os cães de salvamento são capazes de fazer buscas de pessoas vivas ou mortas em áreas rurais, áreas deslizadas e estruturas colapsadas. Usando o faro, os cães podem fazer varreduras em áreas rurais de 30 mil m² em cerca de 20 minutos, o que consumiria aproximadamente 30 bombeiros executando uma busca em linha.

 

ResponderEncaminhar