Agência Nacional de Águas e Semad falam de parcerias e crise hídrica em “Um Dia de Ana”

Nessa quinta-feira, 11/04, a secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e uma equipe de gestores da Semad participaram em Brasília do “Um Dia de ANA - Goiás”. O objetivo da reunião foi aproximar dirigentes e técnicos da secretaria e da ANA e discutir os avanços e desafios da gestão de recursos hidricos em Goiás.

Esse foi o primeiro evento de uma série que a ANA fará com os estados e seus órgãos gestores de Recursos Hídricos. O diretor da Agência, Ricardo Andrade, e o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, deram as boas vindas à secretária e equipe. Para Andrade, Goiás vai ajudar a ANA a construir uma metodologia para receber outros estados.

Estiveram em pauta o fortalecimento das parcerias e a integração em benefício do desenvolvimentos dos usos, do aproveitamento das vazões, bem como da proteção e conservação das águas em Goiás. A equipe da Semad apresentou avanços e desafios da gestão de recursos hídricos em Goiás. Ainda, os representantes da Secretaria falaram da crise hídrica do rio Meia Ponte, que abastece Goiânia, e a revitalização das bacias do Estado.

Os representantes da da ANA falaram dos desafios e avanços do órgão, como a gestão no contexto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), implementação do Plano de Recursos Hídricos e do Enquadramento dos Corpos Hídricos Superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba), Qualiágua e Monitor de Secas. 

Na reunião, também foram apresentados dados do marco regulatório do rio São Marcos, segurança de barragens e três projetos do Programa Produtor de Água: no rio Descoberto, no ribeirão João Leite e no rio Tocantinzinho.