Renovada Cota Zero nas bacias goianas

A  secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) assinou nessa sexta-feira (12/4), em Aruanã, a portaria de renovação do Cota Zero. Pela norma, fica proibido o transporte de pescados da pesca esportiva, amadora ou subaquática nos rios goianos. A pesca e consumo no local é permitida.

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a norma incentiva o lazer e turismo ao mesmo tempo em que garante a biodiversidade do rio. Para ela, a pesca e consumo no local são formas de usar a natureza de maneira consciente, sem esgotar os recursos locais.

A assinatura da norma foi realizada em uma audiência pública no auditório do Sesi Aruanã. Também participaram do evento o tenente-coronel Francisco Jubé (Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Goiás), Frederico Nascimento, representando a Secretaria de Industria e Comércio e o secretário Wilder Morais, além do Prefeito de Aruanã, Britânia, Deputados e outras autoridades locais. 

Acompanhada de gestores da equipe da Semad, a secretária fez uma visita técnica ao Rio Araguaia e um dos seus afluentes, o Rio Vermelho. Ela conta que o Governo de Goiás, com a liderança do governador Ronaldo Caiado, prepara o Projeto de Revitalização do Rio Araguaia para garantir que esse símbolo do povo goiano seja recuperado e preservado.