Secretária Andréa Vulcanis participa do lançamento da Operação Piracema, do Comando de Policiamento Ambiental

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, participa, nesta quinta-feira (07/11), do lançamento da Operação Piracema, do Comando de Policiamento Ambiental (CPA). O evento terá início às 9h no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário, na Rodovia GO-070. 

A operação do CPA tem como objetivo coibir a pesca irregular no Estado de Goiás durante o período da piracema, quando fica proibido também o transporte de pescado. Serão realizadas diversas atividades educativas e de fiscalização, com apoio da Semad e outros órgãos do Governo de Goiás, com o intuito de garantir a reprodução nos rios goianos.

O período da piracema começou no último dia 1º de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro de 2020. Durante esta etapa, estabelecida pela Instrução Normativa 02/2019, publicada em 16 de abril deste ano, as pescas esportiva, amadora, subaquática, ornamental e artesanal estão proibidas em todas as bacias hidrográficas do Estado. 

Também estão proibidos quaisquer tipos de competição ou evento esportivo ligado à pesca. Os quatro meses de defeso são primordiais para a reprodução da fauna aquática, preservação das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros.

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a articulação em torno do tema é essencial para garantir a preservação das espécies aquáticas. “É importante a união de forças entre Semad, forças policiais e fiscalizadoras do Estado e organizações civis para que o período da piracema seja respeitado e a sociedade tenha consciência da importância da preservação”, afirma. 

A secretária destaca que, além do aspecto ecológico e ambiental, os rios são fonte de alimento e renda para milhares de famílias goianas. “Sem o respeito ao período de reprodução, esta cadeia sustentável é quebrada e enfrentamos o desequilíbrio e a escassez”, afirma.