Equipes técnicas avaliam outras áreas afetadas pelo rompimento da barragem em Pontalina

A força-tarefa destacada para mitigar os efeitos do rompimento da barragem da Fazenda São Lourenço das Guarirobas, em Pontalina, realizou, durante a última terça-feira (07/01), nova operação na região para identificar outros danos causados pelas ondas e pelo alagamento do último final de semana.

As equipes foram acompanhadas por profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pontalina e utilizaram drones para fazer um sobrevoo sobre áreas ainda não mapeadas pelos agentes. A intenção é identificar danos secundários provocados pela força das águas oriundas do barramento que se rompeu. Nesta quarta-feira será feita nova avaliação em outras regiões do município.

O grupo também visitou a barragem que se rompeu para analisar o estado atual da estrutura, além de avaliar novas possíveis irregularidades. 

Por fim, a força-tarefa visitou as duas barragens dentro da cidade que transbordaram com o alto volume de chuva do final de semana. Os técnicos fizeram avaliações da condição atual dos barramentos da prefeitura e de um clube da cidade e produziram recomendações iniciais para reparos nas estruturas. Um relatório completo deve ser encaminhado ao município com orientações futuras para que seja evitado o alagamento em caso de chuvas do mesmo volume.