Em mensagem ao Dia Mundial da Água, Governo de Goiás destaca esforços no sentido de recompor importantes rios

Em mensagem ao Dia Mundial da Água, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), destaca esforços no sentido de aumentar a produção de nosso maior bem natural, garantir o abastecimento e recompor importantes rios.

“Colabore com esse esforço”, diz a mensagem. “Ajude a produzir água: plante árvores, proteja as nascentes e margens de rios e lagos. Descarte seu lixo em locais adequados, não lance esgotos em redes pluviais. Cuide, preserve e recupere”, destaca. Veja, abaixo, o texto na íntegra. 

A água é um bem de todos nós

O Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, foi instituído pela ONU em 1993. Trata-se de um alerta para a preservação do nosso maior bem natural que garante a vida e o equilíbrio dos ecossistemas.  

É imprescindível ampliar a consciência ambiental voltada para proteção dos nossos recursos hídricos, contra o uso abusivo, a poluição de córregos, rios, mares e oceanos.

A água é fundamental para todos os fluxos de vida. Viabiliza a produção de alimentos. Dilui as impurezas e garante a higiene. Permite a redução de temperaturas no planeta. Permite atividades de lazer e de relaxamento. Sustenta quase todas as ações humanas nos diversos níveis. 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), amplia atividades no sentido de aumentar a produção de água, garantir o abastecimento e recompor importantes rios.

Os programas Juntos pelo Araguaia e Pró-Águas Meia Ponte vão recuperar, respectivamente, 5 mil e 2 mil hectares de vegetação nativa destas bacias. 

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), vinculado à Semad, monitora e produz informações sobre tempo, clima, hidrologia, qualidade do ar e da água.

A Semad modernizou a outorga de uso da água em Goiás. Agora é 100% digital, o que garante mais agilidade e transparência na gestão. 

Também reforçou a atuação dos comitês das bacias hidrográficas goianas, envolvendo a sociedade de forma democrática para proteger nossos mananciais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

Além disso, a Semad cuida das águas de Goiás ao controlar as atividades poluidoras dos mais diversos segmentos produtivos, por meio do licenciamento ambiental. 

A Semad ainda trabalha para a regularização ambiental que visa a recuperação de matas degradadas, tendo em vista impedir e punir o desmatamento ilegal. Cuida das 23 unidades de conservação (UC) que auxiliam na preservação dos nossos mananciais.

Seguimos com trabalho incansável para garantir o direito de acesso à água de qualidade para todos. 

Colabore com esse esforço. Ajude a produzir água: plante árvores, proteja as nascentes e margens de rios e lagos. Descarte seu lixo em locais adequados, não lance esgotos em redes pluviais. 

Cuide, preserve e recupere! A água é um bem de todos nós! 

Governo do Estado de Goiás
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)