Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco-PEAMP

 

Criação

 

O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco – PEAMP é uma unidade de conservação administrada pelo Estado de Goiás, criada pela Lei Estadual nº 11.878 em 30 de dezembro de 1992, com uma área de 3.183 hectares.

Em maio de 1993, parte da área do Parque foi excluída para a implantação do Reservatório do Ribeirão João Leite, destinado a integrar o sistema de abastecimento público de água da Região Metropolitana de Goiânia, capital do Estado, reduzindo a área protegida para 2.132 hectares.

Posteriormente, parte da área excluída pela formação do reservatório foi novamente transformada em unidade de conservação: o Parque Estadual do João Leite – PEJoL (Lei Estadual nº 18.462, de 9 de maio de 2014), com área de 2.832 hectares.

Desta forma, os dois parques somam uma área contínua de 4.964 hectares, ocupada principalmente por Florestas Estacionais Semideciduais e Matas de Galeria, ecossistemas florestais que estão entre os mais devastados do mundo.

O nome do Parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.

Paineiras do PEAMP.
Paineiras do PEAMP.
 

 

 


Veja aqui a legislação específica que trata do PEAMP:

- Aquisição da área

- Criação do Parque

- Exclusão da área do reservatório João Leite

- Criação do Conselho Consultivo

- 1ª Alteração do nome

- 2ª Alteração do nome

 

mapa peamp

Mapa do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco Delimitação do PEAMP.

Delimitação do PEAMP 

 

 Objetivos

 

O principal objetivo do Parque é a proteção do maior remanescente de Mata Seca da região central do Estado de Goiás. O PEAMP também possui sítios arqueológicos que abrigam vestígios da presença de povos indígenas que viveram na região entre 15 e 5 séculos atrás. O PEAMP ainda protege o Reservatório João Leite, fonte de água para mais de um milhão de pessoas da Região Metropolitana de Goiânia.

 
PEAMP e Lago João Leite. 
 PEAMP e Lago João Leite.
 

 

Localização e municípios envolvidos
 

O PEAMP é cortado pela Rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso terrestre à unidade de conservação. A sede do Parque está distante cerca de 12 quilômetros de Goiânia e 10 quilômetros de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas, sendo que todo o percurso é efetuado em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação. O PEAMP está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia.

Quer conhecer o PEAMP? Clique na figura abaixo e trace o caminho para chegar ao Parque.

Localização do PEAMP.
 
 

 Biodiversidade
 

Levantamentos realizados na área do PEAMP registraram a presença de 485 espécies de plantas, pertencentes a 315 gêneros e 97 famílias botânicas, em que predominam as espécies de Mata Seca, tais como as perobas (Aspidosperma spp.) e os ipês (Tabebuia spp.).

Há o registro de duas plantas constantes da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção: o Gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium) e a Aroeira-do-sertão (Astronium urundeuva). A vegetação predominante na área é composta por Mata Seca, e Mata de Galeria, Cerrado sentido restrito, Cerradão e Capoeira, além de algumas áreas degradadas ocupadas por pastagens.

  

 Capitão-do-campo.
Capitão do Campo, uma das espécies abundantes no Parque.

 

Estudos desenvolvidos na região já identificaram mais de 290 espécies de animais, inclusive algumas ameaçadas de extinção como o Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e a Suçuarana (Puma concolor).

 

 Suçuarana.
Suçuarana, animal ameaçado de extinção.

 
 

 Monitoramento de fauna no PEAMP.
 Monitoramento de fauna no PEAMP.

 

  

Visitação pública
 

De quarta a domingo, das 8:00h às 17:00h (A Trilha do Lago é aberta ao Público apenas aos sábados, domingos e feriados).

Atrativos: Passeio em trilhas, contemplação da natureza, passeios de bicicleta e mountain bike.

Entrada franca

Grupos interessados em realizar visitas monitoradas devem agendar a atividade previamente.


Visita agendada no PEAMP.
 
Corrida na Trilha do Quati.

Observação de aves. 
 Visita monitorada.  Corrida na trilha do Quati.  Observação de aves.
 

Baixe aqui as principais trilhas abertas à visitação do PEAMP!

 

Contato

Superintendência de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental: (62) 3201-5295

Gerência de Criação e Manejo de Unidades de Conservação: (62) 3265-1381

Gerência de Uso Público, Regularização Fundiária e Gestão Socioambiental de Unidades de Conservação: (62) 3265-1340

Chefe da Unidade de Conservação: MARCELO ALVES PACHECO

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fanpage do PEAMP.Quer saber mais? Curta a página do PEAMP no Facebook! Lá você fica sabendo das últimas notícias sobre o Parque, atividades realizadas e muitas outras informações interessantes.

 
 

Fotografias: Marcelo Pacheco

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.