Segurança Hídrica - Rio Meia Ponte

A Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte é a principal fornecedora de água para a Região Metropolitana de Goiânia. A porção alta desse território, localizada a montante da principal captação para abastecimento público desse centro urbano, abriga atividades industriais, agroindustriais, pecuária e uma intensa produção de hortifrutigranjeiros, o que requer um amplo processo de governança das águas. Nesse sentido, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordena esse processo, envolvendo diversos colegiados e interessados, como o Comitê de Bacia Hidrográfica do Meia Ponte (CBH-MP), os Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, usuários da água, instituições de governo, representações da sociedade civil e a população em geral, objetivando a conservação ambiental e a alocação que privilegie os múltiplos usos da água. Essa é uma dinâmica continuada que envolve toda a sociedade e seus resultados são de curto, médio e longo prazos. A mobilização social, o monitoramento das vazões dos cursos de água na Bacia, a regularização continuada dos diversos usuários, o melhor conhecimento de suas demandas por água e a pactuação de acordos entre os interessados são resultados almejados nesse processo.

Monitoramento Diário dos Pontos de Controle da Vazão do Rio Meia Ponte

Atualizado em:21/06/2021 as 18:00hs

Quantidade de dias sem precipitação no Alto Meia Ponte 

7 dias

Ponto de Monitoramento 2: Montante Captação do Município de Goiânia*

Vazão média do dia: 8.409 l/s

Nível de criticidade atual **

Nível de Alerta

*As informações são atualizadas todos os dias as 18:00hs com base na média das leituras diárias das 07:00h. e 17:00h.

** O cálculo da vazão para verificação do nível de criticidade é a média móvel obtida da vazão média diária (leituras das vazões nos horários das 07:00 e 17:00), nos últimos 7 dias. 

 

Veja os níveis de segurança:

I Nível de Atenção Vazão de escoamento menor ou igual a 12.000 L/s
II Nível de Alerta Vazão de escoamento menor ou igual a 9.000 L/s
III Nível Crítico 1 Vazão de escoamento menor ou igual a 5.500 L/s
IV Nível Crítico 2 Vazão de escoamento menor ou igual a 4.000 L/s
V Nível Crítico 3 Vazão de escoamento menor ou igual a 3.000 L/s
VI Nível Crítico 4 vazão de escoamento menor ou igual a 2.000 L/s

 

Crise Hídrica - Legislação

Espaço para disponibilizar e agrupar a legislação e demais normativos relacionados à situação de enfrentamento da escassez hídrica na Bacia do Rio Meia Ponte

Acesse a Legislação

Crise Hídrica - Diretriz

As diretrizes para enfrentamento da escassez hídrica na bacia foram definidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, na Deliberação n.º 07/2019. Veja as ações  adotadas de acordo com os níveis de vazão no manancial. 

Acesse as Diretrizes

Caracterização da Bacia

A Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte está localizada na região centro-sul do Estado.  Estão inseridos nela 39 municípios, e pode ser considerada a principal bacia

Saiba mais

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.