Goiás e Mato Grosso ganham bosques do Juntos pelo Araguaia

Nessa quarta-feira, 5 de junho, o Governo de Goiás, em parceria com o Governo Federal e o de Mato Grosso, lançou oficialmente o Juntos pelo Araguaia, o maior programa de recuperação de nascentes do país. Como parte da programação, os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MT), acompanhados das secretárias Andréa Vulcanis (Semad Goiás) e Maureen Lazaretti (Sema MT), inauguraram os Bosques Juntos pelo Araguaia, implantados em margens opostas do Rio, um de cada lado dos Estados.

No lado de Goiás, localizado dentro da Fazenda Bela Vista, de propriedade do seu Horlei Zoldan, foi instalado o primeiro hectare do programa Juntos pelo Araguaia, contemplanto 750 mudas de 16 espécies. No ato solene pelas mãos do Governador Ronaldo Caiado foram plantadas duas mudas de Baru e uma de Pequi (árvore símbolo de Goiás). “Essa iniciativa é muito bem-vinda. Ela já devia ter acontecido. Estou aqui há 46 anos e nosso Rio Araguaia era lindo. Mas estou confiante de que vamos recupera-lo”, afirmou seu Horlei, de 80 anos. 

Já na Fazenda Por-do-Sol, no território de Mato Grosso, o proprietário José Nogueira de Moraes, onde foi implantado mais 1 hectare do bosque inaugural do Programa Juntos pelo Araguaia contemplando 750 mudas de 18 espécies, recebeu os governadores de Goiás e do Mato Grosso que, juntos no ato, plantaram três mudas das espécies Pequi, Ipê amarelo e Tarumã (árvore símbolo de Mato Grosso). “Esse é um importante marco de recuperação do Rio Araguaia. Mais que lançar um projeto, estamos aqui dando o pontapé, comemorando o primeiro hectare recuperado às margens do Rio Araguaia”, disse o governador de Goiás.

Ronaldo Caiado reiterou o valor da parceria com os demais gestores. “Decidirmos encarar com responsabilidade esse projeto de recuperação do Araguaia. De uma forma harmônica, nos unimos dentro de uma legislação única para o Rio Araguaia, o maior patrimônio que temos, e vamos recuperá-lo.”

Como explica a secretária Andréa Vulcanis, os bosques são as pedras fundamentais do Programa, com o primeiro hectare recuperado de cada lado: “Foi extremamente importante começar o nosso projeto de mãos dadas, vamos Juntos pelo Araguaia!”

[gallery ID=4]


Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.