'Um Dia No Parque': Semad integra mobilização nacional para valorização das Unidades de Conservação

Em Goiás, as atividades ocorrem até este domingo, 18 de outubro. O tema central adotado para a edição 2020 é “qual a sua conexão com a natureza?”, onde pretende-se estimular o compartilhamento de histórias acerca da relação das pessoas com os nossos biomas

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) integra o Projeto ‘Um Dia No Parque’, uma mobilização nacional que tem como objetivo promover e valorizar as Unidades de Conservação (UC) brasileiras. Em Goiás, as atividades ocorrem em quatro parques, em observância às medidas de segurança face a pandemia pelo novo coronavírus.
   
A iniciativa é da #UnidosCuidamos, coalizão Pró-Unidades de Conservação, formado por um grupo de instituições comprometidas com a valorização e defesa das unidades de conservação do país. Diferentemente do que ocorre em todos os anos, a edição de 2020 sofreu adaptações em virtude da Covid-19.

Assim, o projeto terá um formato digital, ocasião em que serão comemorados os 20 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e tratará da temática ‘Saúde e Natureza’, considerando a necessidade de aproximação e contemplação da natureza, algo essencial para a vida humana. A transmissão do festival ocorrerá no próximo domingo (18/10), às 19h, na plataforma YouTube.

Para acompanhar, basta clicar no link: https://www.youtube.com/channel/UC2UPm9GfEuLkxI-hw3tiGNQ?fbclid=IwAR1c5j48eIWxuUpiLU_wUuqL2Grm_IKB71pmh2Z1Ytmi7jFKsFI18ASS3Mk.

Em Goiás

Em Goiás, as atividades ocorrem até este domingo, 18 de outubro. De acordo com o gerente de Uso Público, Regularização Fundiária e Gestão Socioambiental de Unidades de Conservação da Semad, Eric Rezende Kolailat, o tema central adotado para a edição 2020 é “qual a sua conexão com a natureza?”, onde pretende-se estimular o compartilhamento de histórias acerca da relação das pessoas com os nossos biomas.

Eric Rezende Kolailat conta ainda que as atividades são de responsabilidade do departamento responsável pela visitação nos parques, atual gerência ocupada por ele, em conjunto com os chefes dos quatro parques participantes do projeto. No Parque Estadual de Terra Ronca, por exemplo, ocorrem atividades especiais de meditação em unidade com a natureza.

Programação:
(Devido às medidas preventivas decorrentes da pandemia da Covid-19, as visitas aos parques ocorrem de forma especial, com número limitado de acessos)

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN)
Infância e natureza – conexão das crianças com o parque

Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR)
Conexão com natureza – meditação em unidade com a natureza

Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP)
Reconexão com natureza e saúde integrativa – o papel do parque neste momento de pandemia

Parque Estadual Telma Ortegal (PETO)
Integração da família – o papel do parque como espaço de integração entre pais e filhos