No município de Piranhas, secretária Andréa Vulcanis vistoria etapa prática do Juntos Pelo Araguaia e conversa com prefeitos da região Oeste de Goiás

Titular da Semad esteve na Fazenda Buriti Alto, local que, em dezembro o governador Ronaldo Caiado e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fizeram o plantio de mudas nativas do Cerrado. Ela manteve ainda reunião com os prefeitos de Piranhas e Santa Rita do Araguaia, além de secretários de Meio Ambiente das respectivas cidades e também de Mineiros  

Com o objetivo de promover uma visita técnica à propriedade rural denominada Fazenda Buriti Alto, que deu início à parte prática do Projeto Juntos pelo Araguaia, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis esteve nesta quarta-feira (13/01) no município de Piranhas, no Oeste goiano. Pela localização estratégica, a cidade vai abrigar as futuras instalações do Centro de Desenvolvimento Florestal e Estudos do Cerrado, que além de pesquisas na área ambiental, vai produzir mudas de espécies nativas do Cerrado para reflorestar toda a Bacia do Alto Araguaia.
 
Durante a solenidade que marcou o início da etapa executiva do projeto, em dezembro de 2020, o governador Ronaldo Caiado e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fizeram o plantio de mudas no local.  “Estamos aqui para entender a dinâmica da propriedade do senhor Omar, que cedeu a sua fazenda para o primeiro projeto do Juntos pelo Araguaia. Fiz questão de vir pessoalmente conversar com ele e entender a dinâmica da sua propriedade e o que está sendo feito”, disse a secretária.

O produtor rural, ao falar do projeto, ressaltou a importância da iniciativa que prevê a revitalização de toda a bacia do rio, em especial do Alto Araguaia, que compreende 16 municípios goianos e 12 do lado mato-grossense. “Sou muito grato por participar do Juntos pelo Araguaia”, declarou o senhor Omar Paula. Ao todo, somados os perímetros abrangidos pelo projeto nos dois estados, serão cerca de 10 mil hectares recuperados ao longo do rio.

Ainda no município, a secretária Andréa Vulcanis manteve reunião com os prefeitos Marco Rogério Cândido Leite (Piranhas); Carlos Tadeu Rocha Vieira (Santa Rita do Araguaia); secretários de Meio Ambiente das respectivas cidades e também de Mineiros.  

Juntos Pelo Araguaia

Lançado em 5 de junho de 2019, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Juntos pelo Araguaia visa recuperar os 2.600 quilômetros de extensão do rio, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. A Bacia do Araguaia possui extensão de mais de 350 mil quilômetros quadrados. 

Na primeira etapa, de acordo com o Governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio. A iniciativa é de conscientização e preservação da bacia do Rio do Centro-Oeste, e visa promover um trabalho mútuo da política de Estado, em conjunto com o setor produtivo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.