Andréa Vulcanis recebe visita da secretária de Meio Ambiente de MT e apresenta novo modelo de gestão da política ambiental em Goiás

O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (19/02) na sede da Semad  tratou de temas como Outorga de Recursos Hídricos, sistemas de segurança de barragens, licenciamento ambiental e fiscalização.

Na manhã desta sexta-feira (19/02), a titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, recebeu a visita da secretária do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, que, acompanhada de sua assessoria, veio conhecer as novidades e inovações no modelo de gestão de políticas públicas para proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Goiás.

Na oportunidade de uma parceria interestadual, Lazzaretti e Vulcanis abordaram assuntos como Outorga de Recursos Hídricos, sistemas de segurança de barragens, licenciamento ambiental e fiscalização. 
No que se refere a outorga do uso de água, a secretária Andréa Vulcanis falou das medidas implementadas em Goiás, sobretudo, nas bacias do Alto Meia Ponte, que abastece a Grande Goiânia; e Piancó, responsável pelo fornecimento para a cidade de Anápolis. 

As inovações no modelo de licenciamento ambiental, por meio da criação e a implantação do Sistema Ipê e que, segundo Vulcanis, resultou na desburocratização e padronização dos processos de emissão de licenças ambientais também foram discutidos no encontro. 

Outro tema abordado na reunião foi Regime Extraordinário de Licenciamento (REL), medida de gestão ambiental do Estado que estabelece regras de máxima redução burocrática para maior agilidade na concessão de licenças ambientais de implementação de empreendimentos, sem qualquer prejuízo à preservação da natureza.

Juntos pelo Araguaia
Por fim, ao falar com a secretária de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso e comitiva, Andréa Vulcanis destacou o Projeto Juntos Pelo Araguaia, maior programa de revitalização de bacias do mundo na atualidade. O programa envolve 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. “Proposta única no Brasil em que dois estados deram as mãos para organizar esse projeto”, destacou Vulcanis. 

Em retribuição, a titular da Semad afirmou que em breve visitará o estado vizinho para também absorver conteúdo que poderá melhorar ainda mais os avanços da pasta. “Nós conseguimos construir um momento muito importante entre Goiás e Mato Grosso, de muita afinidade, pensando em gestão ambiental de forma conjunta”. 

“Mato Grosso e Goiás estão construindo história na cooperação do Projeto Juntos Pelo Araguaia e das informações e das boas práticas,” agradeceu a secretária Mauren Lazzaretti ao afirmar que “Goiás é uma inspiração para o Mato Grosso e o Mato Grosso quer se tornar uma inspiração para Goiás. As políticas públicas ambientais nos dois estados têm foco na sociedade e no desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.