Fórum de Compliance e Meio Ambiente da Semad tratou da ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos no serviço público


Ao dar as boas vindas a todos a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, pontuou que “transparência e eficiência são os termos que melhor definem os ganhos na gestão e entrega dos serviços públicos em Goiás”. ‘Orgulho em fazer parte’ foi a frase mais externada entre os participantes, que elogiam a prática

Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos. Esses foram os temas abordados no 1° Fórum de Compliance Público e Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Com a participação de centenas de pessoas o evento, realizado durante todo o dia desta quinta-feira (15/07), totalmente online, contou com palestras de vários especialistas, além da apresentação de cases de sucesso.

Ao dar as boas vindas a todos a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, pontuou que “transparência e eficiência são os termos que melhor definem os ganhos na gestão e entrega dos serviços públicos em Goiás”. Na ocasião ela destacou a importância do Compliance Público na ampliação da transparência na gestão pública, gerando resultados práticos nas ações relacionadas ao meio ambiente em Goiás.

Ao pontuar os ganhos na gestão da Semad nesses últimos anos, Andréa Vulcanis ressaltou os investimentos realizados nas 24 unidades de conservação goianas, a exemplo de equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais nos períodos de estiagem. “São recursos oriundos de compensação ambiental e que só puderam ser viabilizados graças ao Programa de Compliance”, completou.

Contribuições

A Palestra Magna do 1° Fórum de Compliance Público e Meio Ambiente da Semad foi proferida pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Henrique Ziller, que tratou da Gestão de Riscos no contexto do programa e ressaltou que a experiência tem sido bem-sucedida em várias órgãos da Administração Pública. “Está bem claro na mente de todos os envolvidos com a gestão de riscos e com Compliance que temos alcançado resultados importantes para o nosso Estado”, pontuou o controlador.

Outro destaque do evento foi a palestra “O Compliance no Estado de Goiás”, ministrada pelo superintendente de Auditoria da CGE, Luís Henrique Crispim. Aos participantes ele afirmou que o foco no combate à corrupção em Goiás é uma marca do governador Ronaldo Caiado, que desde o início da sua gestão suscitou uma nova cultura de gestão a partir da implantação do Programa de Compliance Público. “Se alguns pensam que gestão de risco é moda, acredito que seja uma moda que durará por muito tempo”, comentou. Segundo o superintendente o Compliance traz resultados práticos de gestão, como o combate ao desperdício de recursos públicos.

A advogada especialista em Direito Ambiental Luciana Lara falou sobre “Aspectos Gerais do Compliance Público e Ambiental” e destacou a importância em se debater o tema. Ela acredita que o programa ajuda a promover uma nova cultura organizacional nas instituições, baseada na ética, na transparência e combatendo práticas ilícitas que, porventura, sejam exercidas por agentes públicos e empresas. “O evento é importante para propagar conhecimento de educação ambiental e do nosso ordenamento jurídico da área de meio ambiente”, completou.

Da Semad

Servidores da Semad também se destacaram ao tratar de temas importantes para o alcance de melhorias no serviço público. A chefe de Gabinete, Glaucilene Duarte, abordou a relação do Compliance junto à compensação ambiental. O gerente de Fiscalização e Emergências Ambientais, Rodrigo Bastos, por sua vez, falou dos impactos da iniciativa junto ao trabalho de fiscalização.

O encerramento ficou a cargo da subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Semad, Vanessa Schmitt, que definiu o evento e ampla participação dos servidores da pasta com “um sentimento de orgulho”. Da mesma forma, ‘orgulho em fazer parte’ foi a frase mais externada entre os participantes, que elogiam a prática que a cada dia ganha maior importância no âmbito público.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.