Plantio em Santa Rita do Araguaia dá início ao lote 2 do Programa Juntos pelo Araguaia

O apoio do grupo Hypera Pharma vai se estender pelos próximos três anos, com a recuperação de uma área de 230 hectares. Equipes já estão em campo selecionando quais as áreas serão atendidas pelo programa

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), deu início nesta segunda-feira (29/11), em Santa Rita do Araguaia, às ações de campo na execução do lote dois do Programa Juntos pelo Araguaia. A recuperação das áreas degradadas, bem como toda a implementação do projeto, conta com parceria da iniciativa privada e, nesse caso, os recursos foram doados pela farmacêutica Hypera Pharma.

O plantio inaugural, ocorrido na Estância Nossa Senhora Aparecida, foi realizado pela entidade executora – Instituto Espinhaço –, selecionada pela doadora. A titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis ressalta que equipes da entidade executora já estavam em campo selecionando quais as áreas serão atendidas no âmbito do lote 2 do Programa, “que é a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo em execução”, frisa.

Andréa Vulcanis lembra que o programa é executado com apoio de várias instituições, universidades, União e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “Depois vieram mais parceiros, entre eles a Hypera Pharma, com aquilo que acreditou. A maior farmacêutica do país não atrelaria seu nome a um governo que não fosse íntegro, como o de Goiás, responsável pela coordenação do Juntos pelo Araguaia”, reforça.

O prefeito de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu, lembra que toda a ação de restauração do Araguaia precisa ocorrer desde a sua nascente. “Se em toda a sua extensão existe um corpo é aqui [em Santa Rita] que está a cabeça, onde o trabalho deve ser iniciado”, ponderou o gestor ao ressaltar que ações do programa ocorrem em vários outros municípios goianos, a exemplo de Piranhas, onde estão sendo desenvolvidas atividades relativas ao lote um do JPA.

Juntos pelo Araguaia

Idealizado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019, em parceria com os governos Federal e do Mato Grosso, o Juntos pelo Araguaia tem como objetivo a revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, por meio de ações de recomposição florestal e conservação do solo e da água. Prevê ainda o fortalecimento de uma agenda de produção de alimentos, sistemas de abastecimento público e o desenvolvimento sustentável de toda a região.

Na primeira etapa do programa a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio e de seus afluentes. Desde o seu lançamento, em 2019, o programa já acumula investimentos que somam R$ 43 milhões e que estão sendo revertidos em ações nos 16 municípios goianos que formam a Bacia do Alto Araguaia. Do lado mato-grossense outras 12 cidades integram o projeto.

Como o programa é desenvolvido fundamentalmente em conjunto com a iniciativa privada, o Governo de Goiás continua na busca por novas parcerias e doadores. Nesse sentido, Andréa Vulcanis esclarece que o edital de credenciamento de entidades executoras permanece aberto para interessados de todo o Brasil.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.