"Recuperamos 50 anos de Goiás", afirma governador Caiado na abertura da Semana do Meio Ambiente

Em solenidade realizada nesta quarta-feira (1º/06), governador Ronaldo Caiado, acompanhado da secretária Andréa Vulcanis, defendeu que é possível conciliar produção econômica e respeito ao meio ambiente



Sustentabilidade, preservação de recursos naturais e proteção do Cerrado. Esses são alguns dos temas em debate durante a Semana do Meio Ambiente 2022, aberta oficialmente nesta quarta-feira (1º/06) pela secretária Andréa Vulcanis e o governador Ronaldo Caiado, premiado pela sua atuação em defesa do meio ambiente. O evento segue até o próximo dia 5 de junho e conta com palestras, ações educativas, plantio de mudas e o Fórum Ambiental, com o tema 'Uma só Terra: Vida Sustentável para as Futuras Gerações'.

Ao discursar, o governador lembrou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) faz um trabalho marcado pela pacificação e construção de pontos de concórdia. "Vocês mostraram que não vieram para confiscar, punir ou multar. Tudo foi feito dentro de um processo educativo, mostrando que se não tivesse um cumprimento, aí sim haveria punições", salientou Caiado. "Conciliamos produção com respeito ao meio ambiente".

O governador fez um balanço ao explicar que foram realizadas mudanças substantivas em relação à legislação ambiental e criadas ferramentas tecnológicas para melhorar o serviço ao cidadão e aprimorar o trabalho dos servidores da pasta. Segundo ele, essas ações resultaram em benefícios diversos à população, como a proteção de mananciais e a consequente garantia de abastecimento de água nos municípios de Anápolis e Aparecida.

“Quero dizer que o que fizeram pelo meio ambiente nos dá orgulho e minha palavra é de agradecimento a todos da secretaria. Ao final de três anos, nós recuperamos 50 anos de Goiás. Até então não se fazia nada para modernizar ou atualizar”, completou o governador. Caiado recebeu o Prêmio Goiás Sustentável 2022, na modalidade Políticas Públicas, pela reformulação do licenciamento ambiental. As empresas Anglo American e Hypera Pharma também foram premiadas.

A titular da Semad, Andréa Vulcanis, afirmou que o Estado tem muito a celebrar após esses quase três anos e meio de uma gestão focada na preservação do meio ambiente. “Podemos dizer que construímos em Goiás aquilo que a ONU [Organização das Nações Unidas] definiu em 2021, que é a paz entre a atividade econômica, a natureza e os recursos naturais”, relatou. Essa conquista ocorreu, completou a secretária, com base no diálogo e na participação de entidades parceiras.

Para ilustrar todas as conquistas e entregas da Semad à população goiana nesses 3,5 anos um vídeo institucional foi apresentado durante a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente. Para a secretária Andréa Vulcanis, as informações vão além de apenas mostrar os feitos, mas se sustentam como uma prestação de contas à sociedade goiana.

Equilíbrio

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Lissauer Vieira destacou que a atual gestão conseguiu equilibrar uma difícil equação, que é conciliar o desenvolvimento sustentável e as leis ambientais com o setor produtivo. “Os frutos estão sendo colhidos”, ressaltou. O parlamentar também mencionou a participação da Casa de Leis na condução desse processo. “Tivemos participação importante na construção da lei ambiental mais moderna e menos burocrática do país”, pontuou.

Um dos destaques da programação é o lançamento do Sistema de Monitoramento de Queimadas. A Semana de Meio Ambiente também contará com o Simpósio do Programa Juntos pelo Araguaia, iniciativa que já conta com previsão de investimentos de cerca de R$ 43 milhões. Desse total, R$ 18 milhões já estão em execução.

Ao final, os debates serão transformados na Carta Ambiental de Goiás, documento que dará norte às políticas ambientais no Estado. O encerramento, no dia 5 de junho, será realizado durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), com o plantio de mudas em uma nascente, assinatura de protocolo de intenções para ações no Parque Estadual Serra Dourada e acordo de cooperação técnica com a cidade de Goiás.

Participaram do evento os secretários Wellington Matos (Desenvolvimento Social) e César Moura (Retomada); os presidentes Francisco Caldas (Metrobus) e Ricardo Soavinski (Saneago); os deputados estaduais Francisco Oliveira e Bruno Peixoto; o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra; além de empresários e lideranças.

Prêmio Goiás Sustentável

 

 

 

 

Durante a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente 2022 a Semad premiou o governador Ronaldo Caiado, instituições públicas como a Assembléia Legislativa de Goiás, parceiros e servidores com Prêmio Goiás Sustentável. O reconhecimento foi criado em 2019, com o objetivo de reconhecer, premiar e divulgar práticas relevantes relacionadas ao desenvolvimento sustentável, educação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população goiana.   

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.