Goiás Sustentável: professor premiado em 2022 lidera projeto da UFG que ultrapassou fronteiras do Brasil

 

Virada Ambiental já resultou no plantio de mais um milhão de mudas desde que foi lançado, em 2019, e já alcançou outros sete estados e quatro países: Chile, Portugal, Espanha e Uruguai

Em junho de 2022, o prêmio Goiás Sustentável laureou o professor Emiliano Lobo de Godoi, que pertence aos quadros da Universidade Federal de Goiás (UFG) e que coordena uma das mais importantes iniciativas já realizadas no Estado no âmbito do meio ambiente: o Virada Ambiental. Hoje, o projeto ostenta a marca de mais de um milhão de mudas plantadas em Goiás, em outros sete estados e quatro países, além do Brasil.

O cronograma do Virada começa em junho, com um evento que acontece na Semana do Meio Ambiente, e que resulta em uma grande mobilização no fim de novembro, com plantio de mudas nos municípios que toparam aderir à iniciativa. Começou em 2019 em 140 municípios de Goiás e chegou a 204 no ano passado. "A meta é alcançar as 246 cidades do Estado nesse ano", afirma Emiliano. 

Além de se transformar em um produto para exportação que foi levado para Portugal, Espanha, Chile e Uruguai, a Virada Ambiental também ampliou o seu escopo de ações. Além do plantio, os coordenadores promovem também jornadas de capacitação de servidores públicos interessados em aprender sobre políticas públicas ambientais. 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é um dos parceiros da UFG no projeto. "A nossa expectativa é a de mudar a postura de todos os agentes envolvidos na gestão ambiental e reverter o quadro de fragilização e degradação dos ecossistemas. É conscientizar o maior número de pessoas e promover uma virada, literalmente falando", explica o professor.

Goiás Sustentável
O prêmio Goiás Sustentável será entregue no dia 05 de maio, na mesma data em que o Virada Ambiental anunciará o município goiano que mais se destacou no plantio de mudas em 2022. "Toda premiação é importante para pavimentar esse caminho árduo em busca da sustentabilidade. O Goiás Sustentável é uma ação que precisa ser aplaudida e reconhecida". completa Emiliano.

As inscrições para o Goiás Sustentável estão abertas até o dia 20 de maio, neste link (https://forms.gle/Xi8GmcWAf3iLJaCg9).  São seis categorias: Inovação, Ciências e Educação; Atividade Rural e Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública e Autoridade Pública; Terceiro Setor; Imprensa; e Servidor Público.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.