Juntos pelo Araguaia

Lançado em 5 de junho de 2019, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Juntos pelo Araguaia visa recuperar os 2.600 quilômetros de extensão do Araguaia, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, A iniciativa será custeada com recursos da ordem de R$ 2,8 milhões, resultantes da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesta primeira etapa, o projeto mobilizará 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses.

A Bacia do Araguaia possui extensão de mais de 350 mil quilômetros quadrados. Na primeira etapa, de acordo com o Governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio. A iniciativa é de conscientização e preservação da bacia do Rio do Centro-Oeste, e visa promover um trabalho mútuo da política de Estado, em conjunto com o setor produtivo.

O presidente Jair Bolsonaro participou do evento de lançamento, ao lado do governador Ronaldo Caiado, ministros, parlamentares, prefeitos e vereadores. Na solenidade, Jair Bolsonaro disse que a iniciativa visa o desenvolvimento do País com harmonia entre o setor produtivo e o meio ambiente. “Não queremos atrapalhar quem produz, mas atendê-los no que precisam e merecem. Desta forma, iremos colocar o Brasil no lugar que merece”, afirmou à época.

O governador Ronaldo Caiado falou da importância do projeto ao conciliar desenvolvimento do setor produtivo à proteção do Rio Araguaia. “Este é o maior projeto para recuperação de bacias, e irá mostrar a diferença proposta pelo Governo de Bolsonaro”, pontuou. Caiado afirmou que o diferencial proposto irá proporcionar a conscientização e participação do setor produtivo. “O projeto visa a conscientização e participação direta dos produtores rurais, com harmonia e entendimento”, salientou.

Decreto de Criação do Selo Juntos pelo Araguaia

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.